Durante o estado de calamidade pública, o empregador informará ao empregado sobre a antecipação de suas férias com antecedência mínima de 48h, por escrito ou por meio eletrônico. A prioridade da antecipação de férias será de trabalhadores que pertençam ao grupo de risco do covid-19 podendo as férias serem individuais ou coletivas.
EMPREGADO
Qual o período mínimo de gozo destas férias antecipadas?
Não poderão ser de períodos inferiores a 5 dias corridos.
Meu chefe poderá me conceder férias antecipadas apenas em caso de férias vencidas?
Não, poderão ser concedidas ainda que o período aquisitivo a elas relativo não tenha transcorrido. Além disso, empregado e empregador poderão negociar a antecipação de períodos futuros de férias, mediante acordo individual escrito.
Sou da área da saúde (ou desempenho função essencial) e estou de férias, posso ser chamado de volta ao trabalho?
O empregador poderá suspender as férias ou licenças não remuneradas, mediante comunicação formal da decisão ao trabalhador, por escrito ou por meio eletrônico, de preferência com antecedência de 48h.
Entendi, mas vou receber o adicional de 1/3 antes de sair de férias?
Depende, pois o empregador poderá optar por efetuar o pagamento do adicional de um terço de férias após sua concessão. Este pagamento poderá ser efetuado até o 5º dia útil do mês subsequente ao início do gozo das férias. Caso o empregado queira converter o terço de férias em abono pecuniário estará sujeito à concordância do empregador.
Fui demitido, tenho direito a receber o que exatamente?
O empregador pagará, juntamente com o pagamento dos haveres rescisórios, os valores ainda não adimplidos relativos às férias.
EMPREGADOR
Tenho uma empresa e quero dar férias coletivas para meus funcionários, como proceder em relação a comunicação com os orgãos responsáveis?
Ficam dispensadas a comunicação prévia ao órgão local do Ministério da Economia e a comunicação aos sindicatos representativos da categoria profissional.
Só posso antecipar férias para meus funcionários?
Não, os empregadores poderão antecipar o gozo de feriados não religiosos e deverão notificar os empregados beneficiados com antecedência, mediante indicação dos feriados aproveitados. Lembrando que o caso de feriados religiosos dependerá de concordância do empregado, mediante manifestação em acordo individual escrito.
Os feriados antecipados, podem ser usados para compensar banco de horas?
Sem dúvida. Ficam autorizadas a interrupção das atividades pelo empregador e o regime especial de compensação de jornada, por meio de banco de horas, estabelecido por acordo coletivo ou individual formal, para a compensação no prazo de até dezoito meses, contado da data de encerramento do estado de calamidade pública.
Há limite para compensação de tempo? Os empregados precisam concordar com a medida?
A compensação de tempo poderá ser feita mediante prorrogação de jornada em até 2h, que não poderá exceder 10h diárias. Vale lembrar que a compensação do saldo de horas independe de convenção coletiva ou acordo individual ou coletivo.
É verdade sobre a suspensão de exigências administrativas em segurança e saúde no trabalho?
Sim, fica suspensa a obrigatoriedade de realização dos exames médicos ocupacionais, clínicos e complementares, exceto dos exames demissionais. Fica suspensa também a realização de treinamentos periódicos dos empregados.
Tive que mandar um funcionário embora, qual o prazo para fazer os exames demissionais? Há exceções?
Os exames precisam ser realizados no prazo de sessenta dias, contado da data de encerramento do estado de calamidade pública. Há exceção sim, pois caso o médico coordenador de programa de controle médico e saúde ocupacional considerar que a prorrogação representa risco para a saúde do empregado, o médico indicará ao empregador a necessidade de sua realização.
Em quais casos o exame demissional é dispensado?
Nos caso em que o exame médico ocupacional mais recente tenha sido realizado há menos de 180 dias.
As referidas medidas poderão ser usadas para empresas que precisem de efetivos financeiros e de liquidez para seu funcionamento. A flexibilização de trabalho assim como ações, revisões de aluguel e de contrato bancário podem ser utilizadas para fortalecer os caixas das empresas debilitadas pela quarentena de coronavirus.
Consulte seu advogado de confiança
--
Jin Advocacia
(45) 3027-7072
(45) 9807-7668